segunda-feira, 28 de março de 2011

Curso História da Joalharia em Portugal

 


 
 
 
 
 
 
 

Solar Condes de Resende

Sábados 7, 14, 21 e 28 de Maio, 4 de Junho de 2011, 15 – 17 hora

Docente: Prof. Doutor Gonçalo de Vasconcelos e Sousa

0. CONCEITOS INTRODUTÓRIOS

0.1 – Ourivesaria, prataria, joalharia e varia

0.2. - Joalharia popular versus joalharia erudita

0.3. – Ourives do ouro, ourives da prata, lavrante da prata, cravador de pedraria e lapidário

0.4. – Ensaiador e Contraste

0.4.1 – O Regimento do Ensaiador do ouro e da prata de 1693

0.5. – Marca de Ensaiador Municipal, marca da contrastaria, marca do ourives fabricante e punção da casa comercial de ourivesaria

0.6. – Principais centros produtores de Ourivesaria em Portugal

0.7. – De aprendiz a oficial, de oficial a mestre nos ofícios de ourives do ouro e de ourives da prata

0.8. – A Confraria de Santo Elói dos Ourives do Ouro

0.9. – Algumas técnicas dos trabalhos de joalharia

1. JOALHARIA PROTO-HISTÓRICA

1.1. – AS JÓIAS PROTO-HISTÓRICAS NÃO-CASTREJAS

1.2. – AS JÓIAS NA SOCIEDADE CASTREJA

1.3. – TIPOLOGIAS

2. JOALHARIA ROMANA

2.1. – A JOALHARIA E A SOCIEDADE ROMANA

2.2. – TIPOLOGIAS DE PEÇAS

3. OURIVESARIA MEDIEVAL

3.1. – OS TESOUROS REAIS

3.2. – O TESOURO DA RAINHA SANTA ISABEL

4. JOALHARIA QUINHENTISTA

4.1. – OS OBJECTOS VINDOS DA ÍNDIA

4.2. – OS DOTES DAS INFANTAS

4.3. – UMA COLECCIONADORA DE VULTO: A RAINHA D. CATARINA

4.4. – TIPOLOGIAS DE PEÇAS

5. JOALHARIA SEISCENTISTA

5.1. – TIPOLOGIAS DE PEÇAS E GEMAS UTILIZADAS

5.2. – AS JÓIAS DE D. LUÍSA DE GUSMÃO

6. O BARROCO E O ROCOCÓ

6.1. – AS JÓIAS DE D. CATARINA DE BRAGANÇA, RAINHA DE INGLATERRA

6.2. – O OURO E OS DIAMANTES DO BRASIL

6.3. – A «FESTA DA COR»: AS GEMAS DO BRASIL NA JOALHARIA PORTUGUESA

6.4. – AS JÓIAS REALIZADAS NA CIDADE DO PORTO: OS LAÇOS E USO DOS ESMALTES

7. JOALHARIA NEOCLÁSSICA

7.1. – TIPOLOGIAS DE PEÇAS

7.2. – OS LIVROS DE DESENHOS DE JÓIAS DE LISBOA E PORTO

8. OS REVIVALISMOS NO SÉCULO XIX

8.1. – O USO DE NOVOS MATERIAIS

8.2. – TIPOLOGIAS DE PEÇAS

8.3. – AS JÓIAS NO RETRATO DE APARATO MASCULINO E FEMININO

9. INSÍGNIAS DAS ORDENS MILITARES E DAS ORDENS HONORÍFICAS PORTUGUESAS: DO SÉC. XVI À ACTUALIDADE

9.1. – CARACTERIZAÇÃO DAS ORDENS MILITARES E HONORÍFICAS PORTUGUESAS

9.1.1. – ORDEM DE CRISTO

9.1.2. – ORDEM DE SANT’IAGO

9.1.3. – ORDEM DE AVIS

9.1.4. – ORDEM DA TORRE E ESPADA

9.1.5. – ORDEM DE SANTA ISABEL

9.1.6. – ORDEM DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO DE VILA

VIÇOSA

9.2. – FIGURAÇÃO DE HÁBITOS DAS ORDENS NO RETRATO

9.3. – EXECUÇÃO DE DISTINTAS INSÍGNIAS DAS ORDENS MILITARES

E HONORÍFICAS

9.4. – ORDEM DE MALTA EM PORTUGAL: SUAS INSÍGNIAS E REPRESENTAÇÕES PICTÓRICAS

9.5. – ORDENS HONORÍFICAS NA ACTUALIDADE E AS RESPECTIVAS INSÍGNIAS

10. ARTE NOVA E ART DÉCO

11. AS GRANDES CASAS DA JOALHARIA EM PORTUGAL

11.1. – A CASA LEITÃO & IRMÃO

11.2. – A CASA DE JOSÉ ROSAS

11.3. – A CASA REIS & FILHOS

11.4. – LUIZ FERREIRA

12. JOALHARIA CONTEMPORÂNEA

12.1. – CORRENTES E INTÉRPRETES

12.2. – NOVAS PERSPECTIVAS DO DESIGN: REFLEXÕES