segunda-feira, 22 de agosto de 2016

“Filantropos, benfeitores e altruístas gaienses”






Solar Condes de Resende
Palestra das Quintas-feiras
25 de agosto de 2016, 21,30 horas

“Filantropos, benfeitores e altruístas gaienses”
Memória daqueles gaienses que partilharam com os outros a vida e os bens.

por J. A. Gonçalves Guimarães

Entrada livre

Solar Condes de Resende
Travessa Condes de Resende, 110
4410-264 Canelas VNGaia
Tlf. 227531385 

terça-feira, 16 de agosto de 2016

Curso livre sobre: História Naval do Noroeste Português



Curso livre sobre:
História Naval do Noroeste Português
certificado pelo Centro de Formação de Associação de Escolas Gaia Nascente

A partir de 15 de outubro próximo, o Solar Condes de Resende e a Academia Eça de Queirós, grupo de trabalho profissional dos Amigos do Solar Condes de Resende – Confraria Queirosiana, em colaboração com outras entidades, tendo em conta que a História Naval da região é pouco conhecida do público em geral, dos docentes e dos alunos dos vários graus de ensino, e que em 2019 se comemoram os 500 anos da primeira circum-navegação empreendida por Fernão de Magalhães, um navegador nascido nesta região, vão realizar um curso livre sobre o tema acima indicado. Este é o 23º dos cursos organizados nas mais diversas áreas, sempre com temas inovadores. Desta vez serão apresentadas por professores e investigadores profissionais com grande capacidade de comunicação, e que ao seu estudo se têm devotado nos últimos anos, as mais recentes novidades sobre esta quase desconhecida história, quando as atividades marítimas e fluviais recrudescem todos os dias em importância económica e social.
Serão conferencistas: Álvaro Garrido, Amândio Barros, Amélia Polónia, César da Fonseca Veloso, Eduardo Vítor Rodrigues, Hugo Barros, J. A. Gonçalves Guimarães, Jorge Fernandes Alves, Luís Manuel de Araújo, Luís Miguel Duarte, Rui Morais, Teresa Soeiro,
Destinado ao público em geral, mas em particular àqueles que têm tradições familiares marinheiras ou que se dedicam às atividades navais, é também particularmente interessante para professores e estudantes das áreas de História, Arqueologia, Património, Sociologia, Comunicação Social e Turismo, bem assim como para os interventores nas áreas da Construção Naval, Pesca, Marinharia, Atividades subaquáticas, Transportes Marítimos e Museologia
O curso decorrerá ao longo de 13 sessões, aos sábados à tarde no Solar Condes de Resende, entre as 15 e as 17 horas, ao ritmo de duas por mês, conforme programa anexo, o qual poderá sofrer pequenos ajustes pontuais previamente divulgados aos inscritos. O programa definitivo poderá ser visto em confrariaqueirosiana.blogspot.com
A todos os participantes será entregue no final do Curso um certificado de frequência e um CD com os textos dos professores sobre a matéria dada.
A frequência do Curso implica a inscrição prévia e o respetivo pagamento.

J. A. Gonçalves Guimarães, diretor do Solar Condes de Resende
José Manuel Tedim, presidente da Academia Eça de Queirós



Ficha de inscrição: Curso livre sobre História Naval do Noroeste Português, organizado por
Academia Eça de Queirós; certificado pelo Centro de Formação de Associação de Escolas Gaia Nascente

Nome_____________________________________

Morada____________________________________

Código postal______    ________ ______________

tel. de contacto______________________________

Profissão__________________________________

email_____________________________________

NIF _______________________________
Preço da inscrição: Sócios dos ASCR-CQ – 70 €                  
                                 Não sócios – 80 €
Datas das sessões: a partir de 15 de outubro de 2016, num total de 13 sessões, duas tardes de sábado por mês, entre as 15 e as 17 horas até março de 2017.

Assinatura__________________________
Data__________/_______/______

Pagamento prévio por transferência bancária ou outro

ASCR – Confraria Queirosiana 
Solar Condes de Resende 
Travessa Condes de Resende, 110
4410 - 264 CANELAS – VNGAIA – PORTUGAL
Tel.227531385;      tlm.968193238                                  Nº Cte. 506285685                  NIB: 0018000055365059001 54 confrariaqueirosiana.blogspot.com; eca-e-outras.blospot.com; vinhosdeeca.blogspot.com   www.queirosiana.pt    email:queirosiana@gmail.com

____________________

Calendário, temas e professores:

2016
 outubro 15, sábado – 15-17 horas
- Abertura do Curso
- 1 - “Uma política marítima para a frente atlântica” por Eduardo Vítor Rodrigues, sociólogo, professor da Faculdade de Letras da Universidade do Porto; Academia Eça de Queirós.
outubro 22, sábado – 15-17 horas
 - 2 - “Navios e navegações antigas no Mediterrâneo” por Luís Manuel de Araújo, egiptólogo, professor da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa; Academia Eça de Queirós.
novembro 05, sábado – 15-17 horas
 - 3 - “Navios romanos na rota atlântica” por Rui Morais, arqueólogo, professor da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
 novembro 12, sábado – 15-17 horas
 - 4 - “As origens medievais da Marinha Portuguesa” por Luís Miguel Duarte, historiador, professor da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
 novembro 26, sábado – 15-17 horas
 - 5 - “Estaleiros do Douro no período da Expansão” por Amândio Barros, historiador, professor da Escola Superior de Educação do Porto
dezembro 03, sábado – 15-17 horas
 - 6 - “ Vila do Conde e a Expansão” por Amélia Polónia, historiadora, professora da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
dezembro 10, sábado – 15-17 horas
 - 7 - “A Frota Mercantil do Porto no período constitucional” por J. A. Gonçalves Guimarães, historiador, Academia Eça de Queirós.
2017
janeiro 07, sábado – 15-17 horas
 - 8 - “ A Frota do Bacalhau e o Museu Marítimo de Ílhavo” por Álvaro Garrido, historiador, professor da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.
 janeiro 21, sábado – 15-17 horas
- 9 - “ A pesca no noroeste português” por Teresa Soeiro, arqueóloga, professora da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
fevereiro 04, sábado – 15-17 horas
- 10 - “ O Direito do Mar” por César da Fonseca Veloso, jurista, dirigente do Centro Cultural Eça de Queirós, Lisboa; Academia Eça de Queirós.
fevereiro 18, sábado – 15-17 horas
- 11 - “ Turismo fluvial e marítimo” por Hugo Barros, comandante da Marinha Mercante, Douro Azul.
março 04, sábado – 15-17 horas
- 12 - “ O Porto de Leixões” por Jorge Fernandes Alves, historiador, professor da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
março 18, sábado – 15-17 horas
 - Encerramento do curso; 13 - “ Memórias marítimas do noroeste português” por J. A. Gonçalves Guimarães, Academia Eça de Queirós.