terça-feira, 31 de janeiro de 2017

“Percursos do direito comercial marítimo em Portugal”



Curso livre
História Naval do Noroeste Português

Solar Condes de Resende
Sábado, 04 de fevereiro de 2017
15-17 horas

      “Percursos do direito comercial marítimo em Portugal” por César da Fonseca Veloso, jurista, dirigente do Centro Cultural Eça de Queirós, Lisboa; Academia Eça de Queirós.

As mais antigas leis portuguesas sobre o direito comercial marítimo remontam ao século XIII mas foram naturalmente sendo adaptadas à medida que Portugal se transformou numa potência marítima e os seus portos numa placa giratória das navegações comerciais entre o Mediterrâneo, as Ilhas Atlânticas, o Norte da Europa e da América, o Brasil e a América Central e do Sul, a África e a rota da Índia. Nos dias de hoje, duas questões continuam em cima da mesa: o Direito sobre o Mar Territorial e a harmonização global do Direito Comercial nos portos portugueses.
Para além da evolução legislativa serão abordados vários casos concretos referentes às ligações de Portugal com o Mar do século XX à atualidade.



A frequência desta sessão ou do curso implica inscrição prévia.


segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

“O Mutualismo em Gaia”


Solar Condes de Resende
Quinta-feira, 26 de janeiro de 2017 – 21,30
Palestra das últimas quintas-feiras do mês

“O Mutualismo em Gaia”, por Licínio Santos

Tentaremos dar uma panorâmica histórica do movimento mutualista em Portugal, passando depois para o caso de Vila Nova de Gaia, abordando posteriormente as associações hoje existentes mais pormenorizadamente, visto serem estas o verdadeiro foco deste trabalho. Para isso socorremo-nos essencialmente de bibliografia e de informações por elas disponibilizadas na web tentando fazer uma breve síntese da sua história e algumas indicações dos serviços hoje prestados.

Entrada livre

Solar Condes de Resende

Travessa Condes de Resende, 110
4410-264 Canelas - VNGaia                                                                
Tel.227531385        email:solarcondesresende@cm-gaia.pt





quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

“A pesca no noroeste português”



Curso livre
História Naval do Noroeste Português

Solar Condes de Resende
Sábado, 21 de janeiro de 2017
15-17 horas

“A pesca no noroeste português” por Teresa Soeiro, arqueóloga, professora da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Abordaremos nesta aula, sinteticamente, as características da atividade piscatória nos tramos finais dos rios Tâmega e Douro, alvo do nosso trabalho de campo, procurando contextualizá-las com o tempo histórico compreendido entre a segunda metade de setecentos e meados do presente século.
A pesca e o apoio ao comércio com o interior do país e a região vinhateira do Alto-Douro justificam certamente as pequenas povoações que aqui assentaram, aproveitando a parte terminal dos vales formados por cursos de água menores, alguns dos quais ainda hoje persistem, pelo menos como memórias.

A frequência desta sessão ou do curso implica inscrição prévia.



quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Romaria gaiense de S. Gonçalo

As cabeças de S. Cristóvão e S. Gonçalo; foto de Joaquim Pina Cabral
Romaria gaiense de S. Gonçalo

Vai decorrer no próximo domingo, dia 15 de janeiro, a tradicional romaria gaiense de S. Gonçalo entre a Beira-Rio, na freguesia de Santa Marinha e a igreja paroquial de Mafamude.
É protagonizada por três grupos de festeiros, os Mareantes do Rio Douro, a Comissão Velha da Rasa e a Comissão Nova da Rasa, hoje associações recreativas que perpetuam a tradição da antiga faina marítimo-fluvial no Rio Douro, quando ao mesmo chegavam embarcações de todo o mundo e daqui partiam os produtos do Douro e das Beiras.
Os mareantes eram a aristocracia do mar, armadores, capitães de longo curso, pilotos da barra e negociantes de grosso trato. Os grupos de Mafamude representam os artífices que trabalhavam nesta faina, tanoeiros, carpinteiros navais, caixoteiros, construtores de veículos. S. Gonçalo é o protetor das viagens de longo curso e das doenças dos ossos, além de casamenteiro de viúvas. S. Cristóvão é o padroeiro dos barqueiros e dos viajantes e S. Roque o protetor contra as doenças contagiosas.
Esta devoção popular, festiva e ruidosa, deve remontar ao século XVII quando se faziam peditórios para a canonização de S. Gonçalo de Amarante. Para além da sua terra de origem, de Vila Nova de Gaia e de Aveiro, celebra-se também no Brasil, onde existe uma cidade chamada S. Gonçalo e o culto popular em várias outras povoações.
Mas é sobretudo uma festa propiciatória de um Bom Ano Novo para todos os que nela participam. Por isso venha daí no próximo domingo a cantar o «E ele é nosso, e é, é, é!»
Sobre S. Cristóvão, Eça de Queirós escreveu uma das mais brilhantes obras de ficção da Literatura Portuguesa.

J. A. Gonçalves Guimarães

terça-feira, 3 de janeiro de 2017

A Pesca do Bacalhau, apenas uma epopeia?

Curso livre
História Naval do Noroeste Português

Solar Condes de Resende
Sábado, 07 de janeiro de 2017
15-17 horas

      “A Pesca do Bacalhau, apenas uma epopeia?” por Álvaro Garrido, historiador, professor da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.

“Desde os primórdios da pesca do bacalhau por navios, que junto das populações locais e noutras menos chegadas aos portos de armamento, se serviam de parentes e conhecidos, procurando contratar os homens e compor boas tripulações. Nas povoações mais afastadas dos portos de armamento onde havia pescadores de confiança cujo trabalho e comportamento se tivessem notado em campanhas anteriores o capitão tratava de os recrutar através de encarregados.
Cientes da importância de possuírem uma companha equilibrada, na qual a obediência e o empenho dos homens e a coordenação das tarefas especializadas a bordo, eram condições essenciais para o bom rendimento do navio, competiam os capitães em busca de bons pescadores e lutavam os pescadores em busca dos melhores navios e de oficiais que lhes agradassem”.


A frequência desta sessão ou do curso implica inscrição prévia.