segunda-feira, 21 de setembro de 2015


Solar Condes de Resende

Jornadas Europeias do Património 2015
Património Industrial e Técnico

Sábado, 26 de Setembro, 15 horas

 Apresentação pública dos seguintes temas:

1 - Exportação de produtos pré-industriais para o Brasil a partir da Barra do Douro no período constitucional – J. A. Gonçalves Guimarães.
2 - A Fábrica de Arcos de Ferro e Ferro Verguinha da Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro – Maria de Fátima Teixeira.
3 - Objetos industriais na Coleção Marciano Azuaga e incorporações posteriores – Susana Guimarães.
4 - A indústria vidreira em Vila Nova de Gaia. Novos dados – Sílvia Santos.
5 - Uma geocronologia queirosiana: Eça de Queirós e o desenvolvimento ferroviário no século XIX – Joana Almeida Ribeiro.
6 - A Fábrica de Louça das Devesas de José Pereira Valente (fundada em 1884): desenho de investigação – Susana Moncóvio.
7 - A fábrica de Conservas Manuel Pereira Júnior e a indústria conserveira em Vila Nova de Gaia – Licínio Santos.
8 – Salvaguarda e valorização do património Industrial em Portugal: contributo para a intervenção na Fábrica Cerâmica das Devesas – Mariana Silva.

Public presentation of the following subjects:

1 – Pre-Industrial products exportation to Brazil from Douro river port in the Constitutional Period – J. A. GonçalvesGuimarães.
2 – TheIronHoopsandIronBarsFactoryof Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro – Maria de Fátima Teixeira.
3 – Industrial Objects in Marciano Azuaga Collection and posterior incorporations – Susana Guimarães.
4 – Theglassindustry in Vila Nova de Gaia. New data. – Sílvia Santos.
5 – A queirosiangeocronology: Eça de Queirós and the railway development in the 19th century – Joana Almeida Ribeiro.
6 – The Devesas Pottery Factory of José Pereira Valente (founded in 1884): investigation project – Susana Moncóvio.
7 – The Canning Factory Manuel Pereira Júnior and the canning industry in Vila Nova de Gaia – Licínio Santos.
8 – Safeguard and valuation of the Industrial Heritage in Portugal: contribution to the intervention in Devesas Pottery Factory.


Apresentação pública de investigação histórica em curso sobre fábricas de serralharia, vidro, louça e conservas em Vila Nova de Gaia e o seu Património existente em arquivos e coleções.

Entrada Livre


sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Jornadas Europeias de Património Industrial e Tecnológico


Convite

José Manuel Alves Tedim, presidente da direção dos Amigos do Solar Condes de Resende-Confraria Queirosiana convida V. Ex.ª a estar presente na palestra sobre "In-Va_são Fotográfica e o seu contributo no processo de recolha de imagens sobre o Património Industrial" pelo Dr. Sérgio Pereira, arqueólogo, a qual terá lugar no Solar Condes de Resende, quinta-feira, dia 24 de setembro pelas 21,30h.

Entrada livre

Resumo: Para quem não conhece a história, as Invasões Fotográficas começaram com um desafio proposto a um grupo de amigos, ligados de alguma forma a fotografia, para fotografar fábricas desativadas e as suas ruínas. O Objetivo era organizar saídas fotográficas com o intuito de explorar ao máximo o potencial do local, em todas as suas vertentes e sobre todos os pontos de vista.
Aproveitando a formação de cada um e utilizando a fotografia como forma de documentação, fomos através dos nossos diferentes olhares e formas de pensar, captando com as nossas lentes momentos de um passado não muito distante, que ficaram materializados pela fotografia. Dessa forma, estávamos resgatando memórias de um tempo que já passou.
Não é somente fotografar por fotografar. Através das nossas lentes, documentamos momentos, registamos fatos e criamos memórias, com a ambição de suscitar uma reflexão de cidadania sobre as consequências do abandono a que tantas edificações têm sido votadas.
Não é importante somente preservar à memória física, muito mais importante que o invólucro é o seu conteúdo, sua história. Não se pode proteger nem falar em reabilitar, requalificar ou regenerar um espaço, sem conhecer verdadeiramente o seu passado e o seu presente.
Somos um Grupo Multidisciplinar que foi crescendo sempre com o mesmo ideal. Hoje após 2 anos e meio de existência e 18 Invasões, possuímos imagens de lugares que já não existem, de objetos que infelizmente já foram roubados, de situações cada vez mais degradantes…
Desta forma, através das nossas lentes, documentamos momentos, registamos fatos e criamos memória. Com as nossas imagens escrevemos história.

Solar Condes de Resende
Travessa Condes de Resende, 110
4410-264 Canelas VNGaia

Tlf. 227531385