Turismo enológico
O vinho constitui elemento da cultura portuguesa e gerou patrimónios de vasta abrangência, dispersos por todo o território.
O norte de Portugal integra boa parte dessa riqueza, já hoje transformada em produto turístico. Importa, pois, conhecê-la e divulgá-la, enquanto estratégia de valorização dos territórios nos quais se insere.
Assim, ao longo deste módulo, propomo-nos percorrer quintas vinhateiras durienses e da região dos vinhos verdes, as de maior enraizamento histórico, mas igualmente as unidades de produção mais recentes.
Olhar a sua arquitetura, paisagem, património artístico e religioso, estruturas vinárias e equipamentos associados, bem como os diferentes sistemas de armação da vinha que lhes andam associados.
Hoje o enoturismo vai-se afirmando enquanto atividade económica complementar que ganhou especial impulso em consequência da recente visibilidade turística internacional de Portugal. Importa, assim, colocar em diálogo saberes complementares que contribuam para o seu enriquecimento.
António Barros Cardoso
Sem comentários:
Enviar um comentário