quarta-feira, 26 de junho de 2024

Palestra da última quinta-feira do mês - 27 de junho de 2024



Palestra da última quinta-feira do mês
Solar Condes de Resende
Quinta-feira, 27 de junho de 2024, 18:30 – 19:30 horas

A Cultura a nível local antes, após o 25 de Abril e hoje: conceitos, instituições e agentes.

J. A. Gonçalves Guimarães
Professor de Património

A Cultura é para todos. Todos nela somos bem-vindos. Mas a Cultura, como as outras áreas do saber humano, também tem profissionais. E, como também acontece noutras áreas do saber, sobre Cultura convém ouvir os profissionais, os que para tal estudaram, dela sabem os conceitos, trabalham nas instituições que a produzem e difundem e são os seus principais agentes. A Cultura não é um fait divers nem uma ocupação de tempos livres, embora, como muitas outras atividades sociais, seja assim que muitas vezes nos apareça ou que seja promovida. Nesta palestra o orador vai refletir sobre a sua experiência como profissional da Cultura na sociedade, no ensino e como trabalhador autárquico.

Acesso livre presencial e por videoconferência

Entrar Zoom Reunião


ID da reunião: 868 0006 6611

Senha: 320944

sexta-feira, 14 de junho de 2024

Assembleia Geral Extraordinária - 21 junho de 2024 - 18 h

 

ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

Ao abrigo do nr. 2 do artigo 2. dos estatutos da Associação Amigos do Solar Condes de Resende - Confraria Queirosiana, Convoco a Assembleia Geral Extraordinária para o dia 21 de junho de 2024 pelas 18 horas, na nossa sede social sita no Solar Condes de Resende, travessa Condes de Resende, 110, 4410-264 Canelas, V. N. de Gaia, com a seguinte:

ORDEM DE TRABALHOS

Ponto único:

Autorização da Assembleia Geral para poderem integrar as listas candidatas aos Órgãos Sociais da nossa Associação, os presidentes que já tenham cumprido dois mandatos seguidos.

Nota: Ao abrigo dos nossos estatutos, a presente Assembleia, terá lugar 30 minutos depois de hora estabelecida com qualquer número de associados.

Solar Condes de Resende, 13 de junho de 2024

O Presidente da Mesa da Assembleia Geral

César Fernando Couto Oliveira

quinta-feira, 6 de junho de 2024

Jornadas Europeias de Arqueologia 2024 - Solar Condes de Resende - 14 junho - 21h30

 No âmbito das Jornadas Europeias de Arqueologia, o Solar Condes de Resende organiza o encontro "O Castelo de Gaia na Antiguidade Tardia", no dia 14 de junho (sexta-feira) às 21h30.

A zona designada como Castelo de Gaia dispõe de um conjunto de vestígios de elevado interesse arqueológico que revelam uma longa ocupação, atestando a presença humana no local desde a Idade do Ferro, com vestígios de particular relevância para a posterior fase de transição do mundo romano para o medieval.

A importância deste período reside no marcante processo de difusão do cristianismo pelo Império Romano, de que são conhecidas evidências materiais neste local desde os anos 80 do século XX, continuamente reafirmadas pelos resultados das subsequentes intervenções arqueológicas até à atualidade.

Neste sentido, serão apresentadas comunicações por Andreia Arezes (FLUP/CITCEM), J. A. Gonçalves Guimarães (ASCR-CQ) e André Nascimento, Filipe Pinto, Mário Gonçalves e Sofia Soares (Empatia – Arqueologia, Conservação e Restauro Lda.), que abordarão diferentes perspetivas e enquadramentos deste sítio arqueológico.

Entrada livre

segunda-feira, 3 de junho de 2024

Palestra da última quinta-feira do mês - 06 de junho de 2024

Palestra da última quinta-feira do mês 

Solar Condes de Resende 

Excecionalmente quinta-feira, 06 de junho de 2024, 18:30 – 19:30 horas 

Arte Nova em Portugal. Análise Gráfica

Doutor arquiteto Pedro Luís Silva, especialista em Arte Nova

Na transição do séc. XIX para o séc. XX, o contexto europeu viveu uma época designada por Belle Époque face à notória estabilidade política do final da centúria, bem como aos grandes avanços científicos a nível social, económico e arquitetónico. Dada a conjuntura, na última década do séc. XIX (em Portugal, início do séc. XX), surge um estilo denominado por Arte Nova que, de facto, pretendia quebrar as tendências ecléticas instaladas na Europa em épocas passadas. Portanto, verifica-se que, realmente, este Movimento caracteriza-se por um fenómeno efémero com raízes de finais do século XIX, mas que tencionava renunciar os ecletismos e criar principalmente uma arquitetura totalmente nova, segundo o conceito de “Unidade das Artes”.

Deste modo, esta palestra visa, fundamentalmente, fixar-se no que concerne às obras Arte Nova em Portugal, abarcando sobretudo os contextos a nível histórico, arquitetónico e social, focando-se em particular, e com base na Tese de Doutoramento realizada acerca da temática, no estudo e análise gráfica de trinta e seis edificações representativas da Arte Nova nacional. De realçar, que dados os ecletismos de certas construções, foi fundamental se estabelecerem parâmetros qualificativos segundo três “graus de pureza”, e com níveis distintos de análises. Sumariamente, as principais questões, centraram-se em averiguar, quais foram as influências das obras dos projetistas nacionais face às edificações dos

arquitetos dos principais centros difusores europeus, e se, efetivamente, existe uma arquitetura Arte Nova no país.

Acesso livre presencial e por videoconferência

Entrar Zoom Reunião
https://us02web.zoom.us/j/84565244581?pwd=oNtbXjRytwLn5GE7EAIKfGSqXjIafz.1

ID da reunião: 845 6524 4581
Senha: 608506