No âmbito das Jornadas Europeias de Arqueologia, o Solar Condes de Resende organiza o encontro "O Castelo de Gaia na Antiguidade Tardia", no dia 14 de junho (sexta-feira) às 21h30.
A zona designada como Castelo de Gaia dispõe de um conjunto de vestígios de elevado interesse arqueológico que revelam uma longa ocupação, atestando a presença humana no local desde a Idade do Ferro, com vestígios de particular relevância para a posterior fase de transição do mundo romano para o medieval.
A importância deste período reside no marcante processo de difusão do cristianismo pelo Império Romano, de que são conhecidas evidências materiais neste local desde os anos 80 do século XX, continuamente reafirmadas pelos resultados das subsequentes intervenções arqueológicas até à atualidade.
Neste sentido, serão apresentadas comunicações por Andreia Arezes (FLUP/CITCEM), J. A. Gonçalves Guimarães (ASCR-CQ) e André Nascimento, Filipe Pinto, Mário Gonçalves e Sofia Soares (Empatia – Arqueologia, Conservação e Restauro Lda.), que abordarão diferentes perspetivas e enquadramentos deste sítio arqueológico.
Entrada livre
Sem comentários:
Enviar um comentário