A música e a dança urbana entre o Brasil e Portugal (1770-1830)
Notícias sobre a música e as danças urbanas luso-brasileiras, entre a primeira metade do século XVIII e as primeiras décadas do século seguinte, foram registadas em textos de escritores teatrais, poetas, cronistas e por viajantes estrangeiros, tornando-se uma importante referência para a identificação de práticas socioculturais, ainda que generalizadas, tanto em Portugal como em terras brasileiras. Através da análise de alguns desses textos é possível identificar práticas musicais e danças coletivas da tradição europeia e afro-brasileira, como um exercício para o entendimento das formas com que essas tradições irão se misturar e proporcionar o desenvolvimento de outros gêneros, alguns inclusive adquirindo o estatuto de música e dança nacional. Pretendemos nesse curso associar as informações musicais que estejam vinculadas não somente à canção urbana, em que se destaca a modinha e o lundum, mas também às outras danças coletivas que, independente de seus locais de origem ou prática, configuram-se como elementos essenciais para entendermos a socialização dos grupos, no período supracitado, convertendo-se, ao longo do século XIX, em obras musicais utilizadas como entretenimento doméstico pela burguesia luso-brasileira.
Rodrigo Teodoro de Paula
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