sexta-feira, 12 de dezembro de 2025
Curso Livro evocativo dos 200 anos do nascimento de Camilo Castelo Branco - 13.12.2025
quinta-feira, 27 de novembro de 2025
Palestra da última quinta-feira do mês - 27 de novembro de 2025
«As capas da nova série da Revista de Portugal»
por J. A. Gonçalves Guimarães
do Gabinete de História, Arqueologia e Património
As capas da Revista de Portugal fundada por Eça de Queirós em 1889 eram muito sóbrias e sem qualquer ilustração. O seu fundador e diretor apostava então na variedade e qualidade da prosa dos artigos para cativar os leitores. Hoje, a nova série desta revista editada pela Confraria Queirosiana apresenta capas coloridas com um certo grafismo e mensagens explícitas ou subliminares que apelam à história do design de capas de publicações periódicas em Portugal. Apresenta.se uma revisitação das capas dos seus vinte e dois números já publicados.
Eça Queiros está convidando você para uma reunião Zoom agendada.
Ingressar na reunião Zoom
https://us02web.zoom.us/j/85828002956?pwd=B60UdMzPuJLAPaM4ATXzy1H5uLMO5b.1
Revista de Portugal n.º 22
XXIII.º Capítulo Anual
No passado dia 22 de novembro decorreu no Solar Condes de Resende o XXIIIº capítulo da Confraria Queirosiano com a presença de oitenta confrades e acompanhantes de Portugal e do Brasil, a partir das 10, 30 da manhã, quando o Secretário de Estado da Cultura, Dr. Alberto Santos, o adjunto da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, Dr. Paulo Ferreira do Amaral em representação do presidente Dr. Luís Filipe Meneses, J. A. Gonçalves Guimarães, presidente da Confraria Queirosiana e o Dr. João Fernandes responsável pelo Solar Condes de Resende, estando também presente a ex-vereadora do pelouro da Cultura da Câmara de Gaia, Eng.ª Paula Carvalhal na sua qualidade de confrade e dos novos que iam ser insigniados na sessão que em breve iria decorrer, procederam à abertura ao público da Sala Rentes de Carvalho que passa ali a homenagear a vida e obra do escritor que presentemente se encontra em Amsterdam com os seus 95 anos ativos e atentos. Após este ato dirigiram-se ao salão nobre já cheio de confrades e acompanhantes onde formaram a mesa e o agrupamento musical Eça Bem Dito entoou o Hino de Gaia. Seguidamente o presidente da assembleia geral Prof. Doutor José Manuel Tedim saudou as entidades e associações presentes e lembrou os confrades que foram distinguidos no ano presente.
Seguidamente o Prof. Doutor Luís Manuel de Araújo, diretor da Revista de Portugal, apresentou o seu nº 22, a que se seguiu a interpretação do Hino D. Pedro IV para introduzir o momento da saudação da Academia Alagoana de Letras feita pelo seu presidente Doutor Alberto Rostand Lanverly, que na ocasião entregou à Confraria Queirosana uma placa comemorativa desta visita.
Foram insigniados os novos confrades, grau leitor: Dr.ª Ângela Moreira; Dandara Correia de Lima; e Eng.ª Nádia Oliveira. Grau Leitor: Dr. João Bernardo Pena Gouveia de Campos e Dr. Manuel Gonçalves Morim. Como confrades de honra, grau mecenas, a Dr.ª Manuela Fernanda da Rocha Garrido; e o Eng.º Mário Armando Martins Duarte; grau louvado, o Ator Francisco de Assis; grau mecenas, o Dr. Alberto Santos, secretário de estado da Cultura; escritor e fundador da Escritaria. Pelos insigniados falou o Ator Francisco de Assis que declamou alguns poemas e exprimiu o quanto se sentia honrado por passar a fazer parte da confraria falando seguidamente o Dr. Alberto Santos sobre a vida e obra de Eça de Queirós, após o que os novos confrades, acompanhados por toda a assistência fizeram o juramento e entoaram, com os Eça Bem Dito, o Hino da Confraria. A mesa e os novos confrades dirigiram-se depois ao jardim das Camélias onde depor uma coroa de loureiro na estátua de Eça de Queirós e fazer as fotografias habituais, bem assim como na escadaria do pátio do Solar.
O programa continuou com um almoço numa quinta de eventos perto, no final do qual atuou a Academia do Fado, da Canção e da Guitarra de Coimbra aqui representada por Hélder Ribeiro (guitarra); João Figueiredo (viola); António Ribeiro e Luís Réis (cantores), a que se seguiu um novo momento literário pelo ator e poeta brasileiro Francisco de Assis, com poemas de José Régio e prosa de Eça de Queirós.
quinta-feira, 6 de novembro de 2025
Curso livre evocativo dos 200 anos do nascimento de Camilo Castelo Branco
📍 Solar Condes de Resende, Canelas
📅 Sábado | 08 de novembro de 2025
⌚ 15h00 - 17h00
Curso livre evocativo
200 anos do nascimento de Camilo Castelo Branco (1825-2025)
Abade Santana de Mafamude, personagem camiliano
João Luís Fernandes
Frequência implica inscrição e pagamento prévios; possibilidade de pagamento de aula avulsa.
terça-feira, 28 de outubro de 2025
Palestra da Última quinta-feira do mês - 30 de outubro de 2025
📍 Solar Condes de Resende
📅 Quinta-feira, 30 de outubro de 2025
⌚ 18:30 – 19:30 horas
"Marciano Azuaga: da Coleção privada ao Museu público"
“Esta quinta-feira será apresentada a exposição de longa duração do Solar Condes de Resende, que contempla a Coleção Marciano Azuaga enquanto fonte para a caracterização do território local e nacional, bem como das suas instituições científicas e culturais.
No final, realizar-se-á uma visita guiada às salas de exposição”.
Dr. João Luís Fernandes
Acesso livre, presencial e por videoconferência
https://us02web.zoom.us/j/85799455159?pwd=Trk2yYpnrK20BcItpH2ArK2PfROxL4.1
ID da reunião: 857 9945 5159
Senha: 098044
sexta-feira, 24 de outubro de 2025
Curso livre 200 anos do nascimento de Camilo Castelo Branco - 25.10.2025
A Gastronomia em Camilo - Naquele que é considerado o seu romance favorito, O Romance dum Homem Rico, escrito na Cadeia da Relação do Porto, em 1861, Camilo dirige-se ao público leitor e expressa uma intenção: “Não quero que o leitor diga que ninguém sabe o que comem e quando comem os heróis dos meus romances.” O desafio reside em perceber o papel significativo que essa intenção desempenha na composição da narrativa e como ela se revela ao longo de toda a sua produção literária, por meio de uma perspetiva cultural que ilustra os costumes, posturas e valores dos grupos sociais aos quais as personagens pertencem, refletindo, dessa forma, os contrastes alimentares da sociedade oitocentista.
segunda-feira, 6 de outubro de 2025
sexta-feira, 3 de outubro de 2025
Curso livre evocativo dos 200 anos de nascimento de Camilo Castelo Branco (1825-2025)
Curso livre evocativo
200 anos do nascimento de Camilo Castelo Branco
(1825-2025)
Com a organização do Gabinete de História e Arqueologia de Vila Nova de Gaia, grupo de trabalho da associação Amigos do Solar Condes de Resende – Confraria Queirosiana, EUP,
conjuntamente com o Solar Condes de Resende, vem promovendo cursos livres sobre os mais diversos temas, para os quais convida para lecionar docentes prestigiados nas diversas áreas. As aulas de duas horas, decorrem em sábados alternados entre as 15 e as 17 horas, presenciais e por videoconferência. No presente ano vai realizar-se o curso acima indicado que recorda o grande escritor português, as suas ligações a Vila Nova de Gaia, mas também outras continuidades literárias que decorreram até ao sai de hoje.
Inscrição no link abaixo:
terça-feira, 30 de setembro de 2025
Palestra da última quinta-feira do mês - 2 de outubro de 2025
📍 Solar Condes de Resende
📅 Quinta-feira, 02 de outubro de 2025
⌚ 18:30 – 19:30 horas
O Golem e o Rabino Judaw Loew (Folclore judaico)
“Na mística judaica (cabala) é incontornável a figura mitológica de uma super-criatura evocada desde a Idade Média e presente até os dias de hoje na cultura pop mundial … O Golem!”
Dr. Marcus Vinicius
Acesso livre, presencial e por videoconferência
https://us02web.zoom.us/j/84900665463?pwd=uQGxt76hO7FbD7T544JmPFclwkSioS.1
ID da reunião: 849 0066 5463
Senha: 571288
terça-feira, 16 de setembro de 2025
Curso livre evocativo 200 anos do nascimento de Camilo Castelo Branco
200 anos do nascimento de Camilo Castelo Branco
(1825-2025)
Com a organização do Gabinete de História e Arqueologia de Vila Nova de Gaia, grupo de trabalho da associação Amigos do Solar Condes de Resende – Confraria Queirosiana, EUP, conjuntamente com o Solar Condes de Resende, vem promovendo cursos livres sobre os mais diversos temas, para os quais convida para lecionar docentes prestigiados nas diversas áreas. As aulas de duas horas, decorrem em sábados alternados entre as 15 e as 17 horas, presenciais e por videoconferência. No presente ano vai realizar-se o curso acima indicado que recorda o grande escritor português, as suas ligações a Vila Nova de Gaia, mas também outras continuidades literárias que decorreram até ao sai de hoje.
Inscrição no link abaixo:
https://forms.gle/wktKNzCvfTqdHMoV9
terça-feira, 26 de agosto de 2025
segunda-feira, 25 de agosto de 2025
Palestra da última quinta feira do mês - 28 de agosto de 2025
📍 Solar Condes de Resende
📅 Quinta-feira, 28 de agosto de 2025
⌚ 18:30 – 19:30 horas
A Confraria Queirosiana editora de obras escolhidas
Prof. Doutor J. A. Gonçalves Guimarães
A associação Amigos do Solar Condes de Resende – Confraria Queirosiana, ao longo dos anos da sua existência foi editando a Revista de Portugal, vários livros sobre diversos temas, catálogos de exposições e retomou a publicação da revista Gaya. Estudos de História, arqueologia e Património, transformando-se numa pequena editora de obras muito específicas por diversos motivos. Estando presente na Feira do Livro do Porto, nesta palestra serão analisados os títulos já editados e aqueles que estão previstos para tempos próximos.
J. A. Gonçalves Guimarães
Acesso livre, presencial e por videoconferência
Ingressar na reunião Zoom
https://us02web.zoom.us/j/88252929339?pwd=hbXt7De5pe0bqsXB9rihbMYjJ6mVBN.1
ID da reunião: 882 5292 9339
Senha: 248273
quinta-feira, 21 de agosto de 2025
Feira do Livro 2025
Caros Amigos e Confrades
A vossa associação, numa parceria com a Associação Portuguesa da História da Vinha e do Vinho (APHVIN/GEHVID) vai estar presente, como habitualmente, na Feira do Livro, no stand 77, no Palácio de Cristal do Porto junto ao "Largo dos Cavalinhos". Apareçam nesta festa da cultura que abre dia 22, sexta-feira, às 12 horas. Ou no dia 29, sexta-feira, às 15 horas, para o lançamento do livro "J. Rentes de Carvalho. 95 Anos", de J. A. Gonçalves Guimarães, dedicado ao maior escritor português vivo. Lá os esperamos.
terça-feira, 24 de junho de 2025
Palestra da última quinta-feira do mês - 26 de junho de 2025
Raízes: património cultural e afetivo
https://us02web.zoom.us/j/
ID da reunião: 894 2584 6699
Senha: 755563
terça-feira, 27 de maio de 2025
Palestra da última quinta-feira do mês - 29 de maio de 2025
A Procissão das Cinzas da Ordem Terceira de São Francisco do Porto
A Procissão das Cinzas, organizada pela Venerável Ordem Terceira de São Francisco do Porto entre 1634 e 1905, consistia num ato de culto externo para a qual concorriam uma miríade de sociabilidades e práticas, cuja História reflete intrinsecamente a da cidade do Porto. Assumia-se como uma das principais manifestações religiosas da cidade e a sua saída marcou a celebração da Quarta-feira de Cinzas, o dia seguinte ao Carnaval e o primeiro da Quaresma. Marcada por uma ambivalência profana e religiosa, serão apresentadas algumas das suas principais características e a respetiva evolução ao longo dos séculos.
João Fernandes
Acesso livre, presencial e por videoconferência
Entrar na reunião Zoom
https://us02web.zoom.us/j/87466703250...
ID da reunião: 874 6670 3250
Senha: 613413
segunda-feira, 19 de maio de 2025
Encerramento do Curso livre «Portugal, a Flor e a Foice» e lançamento da Revista GAYA II
Ingressar na reunião Zoom
https://us02web.zoom.us/j/82663273417?pwd=PMJ5JapBwwp22XzIVvP6ECeYMGUELz.1
ID da reunião: 826 6327 3417
Senha: 869243
terça-feira, 29 de abril de 2025
Divulgação: curso livre «Portugal, a flor e a foice» - 3 de maio de 2025
📍 Solar
Condes de Resende, Canelas
📅 Sábado | 03 de
maio de 2025
⌚ 15h00 - 17h00
Património Cultural e Museus antes e depois da
democracia
Doutor Luís Raposo
«O domínio do património cultural em sentido amplo pode
constituir um campo de análise especialmente revelador se quisermos “ir mais
fundo” na análise da verdadeira dimensão do “dia inicial inteiro e limpo”,
porque nele se juntam os pontos de vista das classes urbanas com os dos povos
das aldeias, na defesa de bens (materiais) e valores (imateriais) que ambos
consideramos memoráveis.
Em 1974 o próprio conceito de “património cultural” era
ainda em grande medida ignorado. Vivíamos debaixo de décadas de “património
artístico da Nação” e de “folclore”. Mas algo estava já a mudar, recordando-nos
que uma verdadeira revolução não se resume ao momento do assalto ao palácio.
Disto falaremos nesta sessão, num itinerário que nos levará da arqueologia ao património cultural em geral e deste aos museus.»
Luís Raposo
Arqueólogo
Frequência implica inscrição e pagamento
prévios; possibilidade de pagamento de aula avulsa.
segunda-feira, 31 de março de 2025
Curso livre «Portugal a Flor e a Foice» - 5 de abril de 2025
📍 Solar Condes de Resende, Canelas
📅 Sábado | 05 de abril de 2025
⌚ 15h00 - 17h00
As Artes e a Revolução
Prof. Doutor José Manuel Tedim
«A Revolução de Abril de 74, para além de ter derrubado a
Ditadura e todas as políticas sociais, culturais… do Estado Novo, trouxe os
ventos da Liberdade e Democracia que acabariam por contribuir para um movimento
de criatividade que atingiu todas as artes, desde a Música, a fotografia, até
às Belas Artes.
A Poesia saiu à rua como propôs Vieira da Silva num dos seus
cartazes, cartazes muito utilizados por todos os que se empenharam em fazer
vencer o movimento cultural proposto pelo Movimento das Forças Armadas, que
pretendia garantir o futuro exercício da liberdade política dos cidadãos.
Essas propostas projetaram-se em diferentes suportes, sempre
privilegiando a proximidade com as massas populares. Daí a força dos cartazes e
as pinturas murais que encheram o país das cores e das mensagens da Revolução.»
José Manuel Tedim
Frequência implica inscrição e pagamento prévios; possibilidade
de pagamento de aula avulsa.
quinta-feira, 27 de março de 2025
Palestra da última-feira do mês - 27 de março de 2025
📍 Solar Condes de Resende
📅 Quinta-feira, 27 de março de 2025
⌚ 18:30 – 19:30 horas
https://us02web.zoom.us/j/85348248950?pwd=yxHGWOUhJipAPFwAuQQfaNGLdq8t0E.1
ID da reunião: 853 4824 8950
Senha: 664940
terça-feira, 18 de março de 2025
Curso livre «Portugal, a Flor e a Foice"
📍 Solar Condes de Resende,
Canelas
📅 Sábado | 22 de março de 2025
⌚ 15h00 - 17h00
"Quando pertencer ao povo o que o povo
produzir": poder popular e socialismo durante a Revolução Portuguesa
(1974-75)
Prof. Doutor Ricardo Noronha
«Esta aula aborda as dinâmicas de mobilização coletiva e conflituosidade social durante o processo revolucionário português, bem como os projetos elaborados para dar forma a um projeto de transição socialista durante o verão de 1975. O seu objetivo é analisar um conjunto de práticas discursivas, imaginários simbólicos e padrões de sociabilidade, bem como a sua materialização em repertórios de ação coletiva, e em formas de auto-organização assentes no exercício da democracia direta, dos quais o nome mais comum foi "poder popular". Ao explorar a política feita a partir de baixo durante o processo revolucionário, a aula procurará questionar narrativas e modelos explicativos de pendor elitista, que reduzem o período histórico em questão a uma disputa por diferentes facções político-militares.»
Ricardo Noronha
Frequência implica inscrição e pagamento prévios; possibilidade de
pagamento de aula avulsa.
quinta-feira, 13 de março de 2025
Assembleia Geral Ordinária - 24 de março de 2025
Assembleia Geral Ordinária
Convocatória
Ao abrigo da alínea a) do n.º 1 do art.º 26.º dos estatutos convoco todos os associados efetivos no pleno uso dos seus direitos estatutários para a realização de Assembleia Geral Ordinária a qual terá lugar no próximo dia 24 de março de 2024, segunda-feira, pelas 18 horas no Solar Condes de Resende, e por videoconferência, via Zoom, ou trinta minutos após a hora prevista, em conformidade com o n.º 1 do art.º 29.º, com a seguinte:
Ordem de trabalhos
1. Leitura e ratificação da ata da reunião anterior;
2. Apreciação e votação do relatório e contas e do parecer do Conselho Fiscal relativos ao exercício do ano anterior;
3. De acordo com a alínea g) do art.º 30.º apreciar e deliberar sobre as propostas de exclusão de associados apresentadas pela direção, que não pagaram quotas desde 2021 e depois de notificados.
4. Outros assuntos de interesse para a associação;
5. Elaboração e aprovação da ata relativa a esta assembleia.
Vila Nova de Gaia, 12 de março de 2025
O Presidente da Mesa da Assembleia Geral
José Manuel Alves Tedim
quarta-feira, 5 de março de 2025
Curso livre «Portugal, a Flor e a Foice" 08 de março de 2025
📍 Solar Condes de Resende, Canelas
📅 Sábado | 08 de março de 2025
⌚ 15h00 - 17h00
Liberdade, querida liberdade: Canções de protesto, de intervenção e outras músicas
Prof. Doutor Jorge Castro Ribeiro
«Nesta aula, a partir de uma seleção de canções compostas entre os anos da ditadura e a estabilização do regime democrático - passando, obviamente, pelos anos revolucionários - são caracterizados os aspectos estruturais e distintivos desta produção cultural específica. Será dada ênfase aos contextos políticos, artísticos e ideológicos nos quais as canções e os seus criadores emergiram e fizeram o seu percurso. Também serão explorados os contrastes e as transformações que as canções experimentaram, analisando algumas das suas influências, os conteúdos que veicularam e as tensões que envolveram os seus principais criadores. Terminaremos olhando para o impacto e legado destas canções, bem como dos seus criadores, na sociedade portuguesa.»
Jorge Castro Ribeiro
Frequência implica inscrição e pagamento prévios; possibilidade de pagamento de aula avulsa.
quarta-feira, 26 de fevereiro de 2025
Palestra da última quinta-feira do mês - 27 de fevereiro de 2025
Palestra da última quinta-feira do mês
📍 Solar Condes de
Resende
📅 Quinta-feira, 27 de fevereiro
de 2025
⌚ 18:30 – 19:30 horas
“Entre a
Arcada e S. Bento” – Eça de Queirós vê Lisboa
Mestre Irene Fialho
«Uma das
primeiras publicações de um muito jovem Eça de Queirós, no jornal Gazeta de
Portugal, em 1867, intitula-se «Lisboa». Trata-se da visão de um recém-chegado
à cidade, mas é também a reflexão de alguém recém-chegado a um mundo que só
conhece impresso, através de livros e jornais. A Lisboa que encontra é uma
paisagem povoada pelos seus preconceitos, sobretudo de carácter literário,
ainda influenciados pelo romantismo mas já também pelas novas escolas
literárias.
Quando inicia a sua carreira diplomática, o escritor passa a ver Lisboa de longe, recorrendo à memória. Passam a ser os narradores dos seus romances a descrever Lisboa, as personagens a comentá-la. À medida que se distancia de Lisboa, amplia as suas impressões e transmite-as ao leitor, deixando o mais completo retrato literário do século XIX no que respeita à paisagem da Capital. São estas paisagens, tal qual Eça de Queirós as viu, que se pretendem apresentar e descrever.»
Irene Fialho
Acesso livre, presencial e por videoconferência
Ingressar na reunião Zoom
https://us02web.zoom.us/j/85363030060?pwd=DRBclaZ7PyCr95pMjIrPWDftlGeUxF.1
ID da reunião: 853 6303 0060
Senha: 565591
quinta-feira, 6 de fevereiro de 2025
Curso livre «Portugal, a Flor e a Foice» - 15 de fevereiro de 2025
📍 Solar Condes de Resende, Canelas
📅 Sábado | 15 de fevereiro de 2025
⌚ 15h00 - 17h00
EDUCAÇÃO: 25 é metade de 50 ou 50 é o dobro de 25?
Prof. Doutor David Rodrigues
Conselheiro Nacional de Educação
"A Educação foi, certamente uma das áreas que mudou mais dramaticamente com a 25A74. Fruto de um modelo de educação familiar, restrita e elementar, chegamos a 1974 com cerca de 35% de pessoas analfabetas (das quais muito mais eram mulheres que homens). Hoje, passados 50 anos 50% dos jovens com 18 anos frequentam a Educação Superior. Nesta comunicação estabelecemos um percurso desde os três "Dês" (Democratizar, descolonizar e desenvolver) do 25A74 para cinco "Dês" que são agora as nossas prioridades em Educação (Dimensão, Diversidade, Desigualdade, Democracia e Direitos e Deveres Humanos)."
David Rodrigues
Frequência implica inscrição e pagamento prévios; possibilidade de pagamento de aula avulsa.
domingo, 26 de janeiro de 2025
Curso livre sobre "Portugal, a Flor e a Foice" 1 de fevereiro de 2025
A FOTOGRAFIA E O 25 DE ABRIL DE 1974
O 25 de Abril de 1974 constituiu um dos principais momentos da História Contemporânea de Portugal cujo acontecimento foi, naturalmente, veiculado através de vários meios de comunicação, nacionais e estrangeiros. A fotografia foi um desses meios de comunicação.
Antes de serem conhecidos, em Portugal, os cravos como símbolo da Revolução, já estes seguiam para as agências noticiosas Sigma e Gamma-Rapho captados pelas lentes de fotojornalistas estrangeiros, como Jean-Claude Francolon e Henri Bureau. O vermelho vivo dos cravos, contrastava com o preto e branco e cinzentos de uma fotografia oficial, anterior a 1974, feita de retratos, corta-fitas e vislumbres do pitoresco. Como era a fotografia antes de abril de 1974? Como viram os fotógrafos portugueses e estrangeiros, profissionais e amadores, a Revolução? Que caminhos seguiu a fotografia depois de 1974? Objeto ou documento, a fotografia tem sido utilizada pelos historiadores como complemento ao discurso escrito, mas é uma das mais importantes formas de comunicação, hoje abundantemente veiculada pelas redes sociais. E no tempo da Inteligência Artificial, mais do que nunca importa saber ler e interpretar fotografias.
Nuno Resende
quinta-feira, 16 de janeiro de 2025
Curso livre "Portugal, a Flor e a Foice..." 18 de janeiro 2025
📅 Sábado | 18 de janeiro
⌚ 15h00 - 17h00
A Rádio e o valor da Liberdade – 50 Anos depois de abril
António Barros Cardoso
Professor aposentado da Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Frequência implica inscrição e pagamento prévios; possibilidade de pagamento de aula avulsa.
quinta-feira, 2 de janeiro de 2025
Curso Livre "Portugal, a Flor e a Foice - dia 4 de janeiro de 2025
Solar Condes de Resende, Canelas
Sábado | 4 de janeiro de 2025
15h00 - 17h00









.jpg)















