segunda-feira, 5 de novembro de 2007

A jóia do Mês de Novembro


A Jóia do Mês
do Solar Condes de Resende
Novembro de 2007 (nº 11)

Designação: Tabuleta da Companhia Geral do Alto Douro
Materiais: Chumbo e tinta de esmalte
Dimensões: 25 x 23,5 cm + 4,5 cm da suspensão
Peso: 3950 g
Função: Identificativa e fiscal.
Autor/ Oficina: Desconhecidos
Local de produção: Desconhecido
Cronologia: 2ª metade do séc. XVIII
Proveniência: Aquisição
Estado de conservação: Razoável
Intervenções: Repintada
Fundo: Gabinete de História, Arqueologia e Património (GHAP)
Data da incorporação: 1986
Nº inventário: 1691
História da peça: Tabuleta em chumbo, pintada a tinta de esmalte, ligeiramente oval, tendo na cercadura externa as letras *COMPANHIA GERAL* DO ALTO DOURO e, ao centro, a marca C/A/D/P num escudete e por baixo as letras AV sobrepostas. A suspensão, com orifício central, apresenta em relevo alguns cachos de uvas e parras. Ambos os lados são iguais pelo que se deduz que a mesma se destinava a estar suspensa.
Em 1756 a legislação pombalina que cria a Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro fixa em 95 o número de taberneiros autorizados a vender vinho na cidade do Porto e também num raio de três léguas em volta da cidade. No ano seguinte dá-se a revolta do povo contra aquele privilégio de que resulta a condenação de 470 pessoas, tendo sido executados 21 homens e cinco mulheres. Em 1760 a zona exclusiva da Companhia é ampliada para 4 léguas (20 Km) em volta daquela cidade. Os Estatutos Particulares da Companhia de 1761 obrigam a que os taberneiros tenham “pendurada à porta e muito à vista do Povo” esta tabuleta.
Bibliografia: História de Gaia, fasc. 8. Vila Nova de Gaia: Câmara Municipal/ Gabinete de História e Arqueologia, 1986, p. 392; GUIMARÃES, J.A. Gonçalves; GUIMARÃES, Susana (2001) – Prontuário Histórico do Vinho do Porto. Vila Nova de Gaia: Gabinete de História e Arqueologia, p. 64.
Anotadores: J.A. Gonçalves Guimarães e Susana Guimarães
Profissão/cargo: Historiador-Arqueólogo – Director do Solar Condes de Resende; Historiadora-Arqueóloga - Técnica Superior de História da GAIANIMA, E.M., Solar Condes de Resende.
Data: 10 de Outubro de 2007
Copyright: Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia.

1 comentário:

Anónimo disse...

Uma Joia magnifica!!!