segunda-feira, 28 de abril de 2008

Eça & Outras


RENTES DE CARVALHO EM PORTUGAL

No passado dia 5 de Abril o escritor e professor J. Rentes de Carvalho proferiu uma conferência no auditório do Museu do Ferro & da Região de Moncorvo, subordinada ao tema “Portugal - Holanda, dois Mundos”.
Aquele museu quis assim «prestar uma homenagem ao Homem e ao Escritor por ocasião da celebração dos 40 anos da sua carreira literária, firmada com o lançamento do romance Montedor» em 1968. Na ocasião o conferencista e a sua obra foram apresentados pelo Dr. Nelson Campos, o responsável por aquela instituição.
Entretanto no Solar Condes de Resende a Confraria Queirosiana tem à disposição dos interessados um fundo documental sobre a vida e obra deste escritor, constituído por várias edições dos seus romances e guias de viagem em português e neerlandês, livros de outros autores que lhe pertenceram, incluindo a sua queirosiana, documentos e objectos pessoais, além de correspondência e colaboração em jornais e revistas, estando em elaboração o respectivo catálogo que deverá em breve ser disponibilizado na net.
Entretanto as Edições Gailivro, que tinham anunciado a edição das obras do escritor a partir de Janeiro passado, com a sua entrada para um novo grupo editorial peninsular, parece que abandonaram esta idéia. Se esta nova empresa crescer pela Europa fora, quando chegar à Holanda já lá encontrará publicadas as obras de Rentes de Carvalho, algumas delas com mais de uma dezena de edições. Aí, não valerá a pena editar nada, que este autor já lá tem editor capaz.
Alguns dos seus romances estão à venda na loja do Solar Condes de Resende.


Legenda: Rentes de Carvalho em Moncorvo

Sem comentários: