quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

Bandas Filarmónicas em Portugal

Solar Condes de Resende 

Curso livre sobre Música & Músicos: aspetos do Património Musical Português 

Sábado, 02 de março de 2019 – 15 – 17h 

Bandas Filarmónicas em Portugal 

As Bandas representam uma das formas de prática musical de carácter formal mais disseminadas no nosso país e são também um fenómeno relevante em toda a Cultura Ocidental. 
Apesar desta preponderância são ainda hoje um fenómeno pouco estudado no nosso país e em boa verdade em toda a Europa. Indefinições semânticas e confusões históricas tornam difícil a arriscada a pesquisa sobre este campo. As bandas são ainda objecto de estigma por parte de muitos investigadores e no nosso caso, o campo de acção em que se movem: espaços de fronteira entre o erudito e o vernacular; levam a uma indefinição sobre qual o olhar que deve actuar sobre elas: o da musicologia ou da etnomusicologia. As bandas são populares, funcionais, algumas militares, dão concertos informais ao ar livre, participam ou colaboram em várias actividades populares, mas concomitantemente dispõem também de repertórios elaborados, de linguagem contemporânea e complexidade normalmente associada ao grande repertório de orquestra. Por tudo isto as bandas têm estado num limbo científico, reconhecidas como de extrema relevância, mas sem uma atenção proporcional por parte da comunidade académica. 
Esta situação tem, no entanto, vindo a ser alterada tendo surgido nos últimos anos investigadores, alguns dos quais insiders do próprio fenómeno, que procuram compreender melhor este tão rico meio de criação e recriação musical. 
Esta alocução pretende traçar um pouco do que se sabe sobre o percurso de agrupamentos musicais de instrumentos de sopro no nosso país, o aparecimento das “Bandas Filarmónicas” e a sua evolução ao longo do tempo. 

por Prof. Dr. André Granjo 

A frequência desta aula ou deste curso implica inscrição prévia. 

Solar Condes de Resende 
Travessa Condes de Resende, 110 
4410-264 Canelas - VNGaia 
Tel.227531385 
 email:solarcondesresende@cm-gaia.pt 
https://www.facebook.com/solarcondesderesende/

Sem comentários: