Alertamos para alteração da data prevista da sessão, antecipando-se a aula do dia 30 de novembro.
📍 Solar Condes de Resende, Canelas
📅 Sábado | 16 de novembro
⌚ 15h00 - 17h00
O Estado Novo: uma “nova e estimulante” interpretação.
Prof. Doutor José António Mendonça Pereira de Oliveira
«A divulgação histórica implica produção de conhecimento rigoroso, fundamentado, sistemático, baseado em fontes preferencialmente primárias, que permitam uma interpretação do passado. Uma das grandes dificuldades deste desiderato (além de muitas outras), é a proximidade do investigador com o objeto de estudo (proximidade física, temporal, ideológica, social…).
Todo o discurso histórico é pessoal, revelando uma determinada interpretação dos factos (subjetividade), daí estar sujeito, como todo o conhecimento científico, ao contraditório, ao debate, a novas abordagens/interpretações e, eventualmente, a correções. É um conhecimento dinâmico. Como afirmou Maria de Fátima Bonifácio (1993), «no limite, a linguagem histórica devia ser tão árida, tão neutra e tão concisa como uma aritmética: uma forma anti literatura».
Todo o fenómeno social é complexo, na sua génese, no seu devir e nas suas consequências, bem como na sua apreensão e explicação. O período denominado de Estado Novo (1933-1974), por maioria de razão, é um exemplo dessa complexidade.
Esta comunicação apresentará novas e recentes interpretações sobre este período da História de Portugal. Não tomaremos partido por A ou B, apenas partilharemos visões diferentes do mesmo fenómeno. Falaremos de História.»
José António Oliveira
Frequência implica inscrição e pagamento prévios; possibilidade de pagamento de aula avulsa.
Sem comentários:
Enviar um comentário