segunda-feira, 28 de abril de 2008

Eça & Outras


OS JANTARES E A GASTRONOMIA QUEIROSIANA



O tema começou a evidenciar-se na década de oitenta do século passado, mas veio para ficar. Em tempos recentes uma professora de uma escola de hotelaria contactou a Confraria Queirosiana para que disponibilizasse informações sobre um “jantar queirosiano” tendo esta entidade sugerido as seguintes leituras: Dicionário Eça de Queiroz.Lisboa: Editorial Caminho, organização e coordenação de A. Campos Matos, 1988, entrada «Alusões alimentares», de Andrée Crabbé Rocha, também publicada em Cadernos de Literatura, Coimbra 1981, com o título «Um motivo obsidiante na narrativa queirosiana»; ALVES, Dário Moreira de Castro (1992) - Era Tormes e Amanhecia. Dicionário gastronómico cultural de Eça de Queiroz. Lisboa: Livros do Brasil, 2 vol; Comer e beber com Eça de Queiroz. Rio de Janeiro: Editorial Índex, 1995, com textos de Beatriz Berrini, «Eça de Queiroz e os prazeres da mesa» e receitas de Maria de Lurdes Modesto; GOES, Maria Antónia (2004) - À Mesa com Eça de Queirós. Sintra: Colares editora; GUIMARÃES, J. A. Gonçalves (2006) - «Existe uma Gastronomia Queirosiana?». In Actas do Congresso “Saberes e Sabores”. Vila Real: Delegação Regional do Norte do Ministério da Cultura.
Mas como os “jantares queirosianos” não são apenas comida e bebida, mas sobretudo convívio, charme, cultura, humor e preocupação social, talvez os melhores sejam aqueles que Eça partilhou com “Os Vencidos da Vida” e, nesse caso, convém ler também alguma sua biografia, sendo a mais recente a de MÓNICA, Maria Filomena (2001) - Eça de Queirós. Lisboa: Quetzal Editores, e para os jantares familiares, Eça de Queiroz/Emilia de Castro. Correspondência Epistolar. Porto: Lello Editores, 2.ª edição, 1996.
Entretanto chegou ao nosso conhecimento que o médico brasileiro Dagoberto de Carvalho, natural do Piauí, mas residente em Pernambuco, autor de Eça de Queiroz - Retratos de Memória e A Cidadela do Espírito - considerações sobre a Arte Sacra em Eça de Queiroz, acaba de publicar Da boa mesa com Eça de Queiroz, que ainda nos não chegou.

Legenda: Gravura publicada in The Lady’s Realm, Novembro de 1910.

Sem comentários: