quarta-feira, 2 de abril de 2008

Eças & Outras

AQUISIÇÕES QUEIROSIANAS

Entretanto a exegese crítica da prosa queirosiana a partir dos seus manuscritos tem um valioso e recente contributo. Aquando da realização da Exposição Aquisições Queirosianas na Biblioteca Nacional, que ali esteve em mostra entre 20 de Setembro e 27 de Outubro passados, foi editado um livro com o mesmo título, apresentado por Jorge Couto, coordenado por António Brás de Oliveira e Irene Fialho, com textos de Jorge Couto, Isabel Pires de Lima, Carlos Reis, A. Campos Matos, Irene Fialho e Manuel M. C. Vieira da Cruz sobre os manuscritos queirosianos adquiridos durante trinta anos por aquela instituição.
A sua correcta transcrição e estudo são fundamentais para a veracidade queirosiana dos textos que correm impressos com o seu nome, tarefa essa a que se tem devotado a equipa dirigida por Carlos Reis.
Uma versão desta exposição, promovida entretanto pela Dr.ª Isabel de Sousa, da Biblioteca Municipal de Espinho, esteve recentemente exposta ao público na Piscina da Granja, devendo ser em breve mostrada no Solar Condes de Resende, em cuja loja pode ser adquirido aquele livro.

Sem comentários: