quarta-feira, 2 de abril de 2008

A Jóia do Mês de Abril


A Jóia do Mês
do Solar Condes de Resende
Abril de 2008 (nº 16)


Designação: Breviário
Materiais: Papel, tinta, couro e latão.
Dimensões: 5x7,5x3,5 cm
Função: Religiosa
Autor/ Oficina: Desconhecidos
Local de produção: Roma?; Bruxelas?
Cronologia: séc. XVII, 2ª metade
Proveniência: Oferecido à Colecção Marciano Azuaga por Manoel Joaquim Correa da Gama Junior
Estado de conservação: Razoável
Intervenções: Não teve
Fundo: Colecção Marciano Azuaga,
Data da incorporação: Anterior a 1934
Nº inventário: 2230-158
História da peça: Breviário de bolso, com 30+698+4 páginas, impressas a preto e vermelho, com gravuras abertas em folha de cobre impressas naquelas tintas. As folhas medem 7x4,2 cm e as letras impressas 1 milímetro, apresentando cada folha 27 linhas encimadas pelo título de capítulo e o número da página (excepto nas não numeradas) e um rodapé, tudo enquadrado por filetes muito finos. A capa é de couro castanho, com ferros dourados e dois fechos de couro e latão. O conjunto das folhas apresenta-se pintado de vermelho nos lados não escondidos pela lombada.
Apresenta-se sem folha de rosto, abrindo com uma Bula do Papa Urbano VIII datada de Roma, 25 de Janeiro de 1631, e outra do mesmo papa e cidade de 14 de Agosto de 1641, a que se segue um privilégio de Filipe VI de Espanha datado de Bruxelas de 9 de Julho de 1641. Seguem-se várias tábuas cronológicas e calendário para 1582, os meses do ano e os santos de cada dia, o credo e outras orações para diversos ofícios e ocasiões, tudo em Latim. Termina com o Index Eorvm quae in hoc volvmine continentvr.
Bibliografia: Desconhecida; ver, contudo, DIAS, Geraldo A. Coelho Dias – “Liturgia e Arte: diálogo exigente e constante entre os beneditinos”. In Revista da Faculdade de Letras – Ciências e Técnicas de Património. I Série, vol. 2, pp. 291-310. Porto, 2003 e lerletras.up.pt/uploads/ficheiros/2920.pdf.
Anotadores: J.A. Gonçalves Guimarães e Susana Guimarães
Profissão/cargo: Historiador-Arqueólogo – Director do Solar Condes de Resende; Historiadora-Arqueóloga - Técnica Superior de História da GAIANIMA, E.M., Solar Condes de Resende.
Data: 28 de Março de 2008
Copyright: Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia.

Sem comentários: